Instituto Superior Técnico

Observatório de Empregabilidade

Empregador: Volkswagen Autoeuropa

9 de Outubro, 2012

A Volkswagen Autoeuropa

A Volkswagen Autoeuropa é uma das fábricas de produção automóvel do Grupo Volkswagen. Está inserida na região de Palmela e iniciou a sua produção efetiva em 1995. Representa o maior investimento estrangeiro feito em Portugal até hoje, tendo um impacto muito positivo na economia portuguesa, sobretudo ao nível das exportações.

Principais marcos da História da Empresa

A Volkswagen Autoeuropa e a Empregabilidade

Enquanto empresa escola e enquanto um dos maiores empregadores em Portugal, a Volkswagen Autoeuropa está sensibilizada para a temática da empregabilidade, procurando refletir essa sensibilização nas suas políticas de recursos humanos e, consequentemente, nas suas práticas de recrutamento e seleção.

Entre as suas políticas de recursos humanos, e no âmbito da empregabilidade de diplomados do ensino superior, é de salientar o Programa de Estágios vigente na organização. Através deste programa, e da política que lhe está subjacente, a Volkswagen Autoeuropa visa apoiar e incentivar a relação trabalho-escola, como forma de aquisição de uma boa formação escolar e profissional que habilite os estudantes, findos os seus estudos, a inserir-se mais facilmente no mercado de emprego.

Enquanto empresa escola, a Volkswagen Autoeuropa tem vindo a estabelecer protocolos com diversas entidades escolares de forma a proporcionar aos respectivos alunos finalistas e recém-diplomados um primeiro contacto com a realidade profissional no geral, e com a realidade da indústria automóvel em particular.

A Volkswagen Autoeuropa disponibiliza anualmente uma ampla oferta de estágios, curriculares e profissionais, que visam o intercâmbio de experiência e conhecimento, a nível nacional e internacional, entre os formandos e a empresa. Os estágios que disponibilizamos podem surgir de necessidades internas ou de pedidos espontâneos, sendo de destacar a colaboração ativa no acolhimento de estudantes do programa Erasmus e do programa Leonardo da Vinci.

De uma forma geral, o Programa de Estágios permite aos estudantes e recém-diplomados, nacionais e internacionais, uma oportunidade única para obterem conhecimento e uma experiência motivadora numa empresa internacional, assim como adaptarem-se mais facilmente ao mercado de emprego. Do ponto de vista da empresa, este programa permite o alcance de objectivos específicos no âmbito dos projetos vigentes nas diferentes áreas de produção e, consequentemente, contribui para a melhoria dos nossos processos e produtos.

Destacamos também o nosso Programa Trainee como uma importante medida no que respeita à empregabilidade dos diplomados de ensino superior. O principal objectivo deste programa consiste em identificar, desenvolver e reter jovens talentos, em áreas académicas específicas, que possam contribuir para a renovação e sustentabilidade da empresa mediante novas  perspectivas e abordagens.

O Programa Trainee decorre anualmente, sendo a sua concretização efetiva condicionada pelos objectivos e estratégia vigentes na empresa. As datas de realização e respectivo período de candidatura são comunicadas atempadamente de forma a garantir a adesão pretendida.

Este é um programa exclusivamente destinado a jovens licenciados  que se encontram desempregados e que reúnam requisitos específicos em termos de idade, área de formação, fluência em línguas e disponibilidade para mobilidade internacional.

Em termos de duração, este programa decorre ao longo de 12 meses, subdivididos em períodos alternados de formação, nomeadamente 4 meses de formação em sala e 8 meses de formação prática em contexto de trabalho na Volkswagen Autoeuropa.

Existem várias razões para que os jovens diplomados optem por este Programa como uma forma de iniciar a sua carreira profissional, sendo de salientar a possibilidade de obter uma experiência internacional nas áreas técnicas, formação comportamental, técnica e de gestão e projetos práticos ajustados à realidade da indústria automóvel.

Mais recentemente, o Grupo Volkswagen lançou o Programa Trainee StartUp Europe, o qual pela sua natureza contribui também para aumentar a empregabilidade dos diplomados de ensino superior.

Este programa tem como objectivo incrementar a qualificação profissional mediante um programa que integra uma experiência internacional (na Alemanha) e consequentemente aumentar as possibilidades no mercado de emprego.

À semelhança do Programa Trainee, este programa destina-se exclusivamente a jovens licenciados  que se encontram desempregados e que reúnam requisitos específicos de idade, background e resultados académicos, fluência em línguas, disponibilidade para mobilidade internacional e motivação para trabalhar em equipa de forma proactiva e criativa.

O programa tem a duração de 24 meses, e contempla um plano de formação (3/6 meses) em Contexto de Trabalho e a realização de projeto(s) com início na Volkswagen Autoeuropa e posterior integração numa das fábricas do Grupo Volkswagen AG na Alemanha, por um período que varia entre 18 e 21 meses.

Este programa permite a obtenção de experiência internacional nas áreas técnicas da indústria automóvel, formação contínua e possibilidade de posterior oferta de emprego no Grupo Volkswagen AG, na Alemanha, consoante as vagas disponíveis.

Estes são exemplos evidentes da contribuição ativa da Volkswagen Autoeuropa para aumentar os índices de empregabilidade dos jovens diplomados.

Categorias

Subscrever Feed de Notícias